quarta-feira, 21 de abril de 2010
Daltonismo: faça o teste
Que número você enxerga neste círculo? Mesmo pessoas com problemas em enxergar cores conseguem ver o número 12 nele.
Quem não tem problema de visão enxerga o número 5. Daltônicos vêem o número 2.
Pessoas com a visão normal enxergam o número 8 nesta figura. Os que não conseguem ver as cores vermelho e verde, vêem o número 3 e as que têm dificuldade total para enxergar cores não vêem número algum.
Nem tudo o que se vê é o que realmente está lá. A visão é um sistema relativamente simples, mas que está sujeito a algumas falhas.
Uma delas é o daltonismo, problema descoberto pelo químico inglês John Dalton, que tinha essa deficiência e fez inúmeras pesquisas para determinar como seus olhos viam o mundo.
Devido a uma ou mais substâncias sensíveis à luz encontradas na retina, os daltônicos não enxergam algumas cores primárias, como o verde e o vermelho e, em seus lugares, vêem o cinza, amarelo ou azul.
A deficiência pode interferir em aspectos importantes da vida, como na hora de distinguir as cores do sinal de trânsito, por exemplo.
O problema é hereditário e acontece na maior parte com os homens (8% deles têm probabilidade de nascer daltônicos contra 0,25% das mulheres). O professor da Universidade de Tóquio, Dr Shinobu Ishihara (1879-1963) desenvolveu um sistema para identificar a deficiência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário